Preparámos um breve glossário contendo termos médicos e técnicos, organizado por ordem alfabética

A . B . C . D . E . F . G . H . I . L . M . N . O . P . R . S . T

Download

Patologia / Termo Técnico

Explicação

Tomografia Computadorizada

Conjunto de informações anatómicas apresentada como uma imagem gerada por uma síntese computadorizada pela transmissão de dados obtidos por raios X. Permite localizar com precisão eventuais anormalidades.

Tumor

s.m., 1) Produção patológica, não inflamatória, de tecido de formação nova. Pode ser constituído por células normais e manter-se estritamente localizado (tumor benigno) ou ser formado por células atípicas, monstruosas, e invadir progressivamente os tecidos vizinhos, ou disseminar-se à distância por metáteses (tumor maligno ou canceroso). Sin. de neoplasma ou neoplasia (sobretudo para os tumores cancerosos), neoformação. 2) Nome dado antigamente a qualquer tumefacção. V. -oma, oncótico, TNM (classificação). (Adj.: tumoral.)

Tumor

Crescimento novo, espontâneo, do tecido, formando uma massa anormal. Um neoplasma, ou tumor, não tem função útil de crescimento, com detrimento da saúde do organismo.

Tumores ósseos

Crescimento de células anormais no ossos. Podem ser benignos ou malignos (cancerosos). Os malignos são raros. Podem ser primários (originados no próprio osso) ou metastáticos (originários de outros locais do corpo). O sintoma mais comum é a dor nos ossos. Pode-se notar protuberâncias no local.

Tumores ósseos metastáticos

Canceres, com origens em outros locais do corpo, que se espalham e atingem os ossos. Os tipos de câncer que tendem a se espalhar são: o de mama, o de pulmão, o de próstata, o de rins e o da tireóide. Sintomas podem consistir em dores ou fractura no local onde o osso esteja enfraquecido pelo tumor.

página anterior  

Mapa do Site Legal